quarta-feira, 4 de abril de 2007

autenticas antiguidades

três antiguidades já bastante estragadas mas que achei valer a pena dar a conhecer, nem que seja só por curiosidade
Dois antigos marcadores, eram usados para se ter sempre à mão alguns esquemas, o primeiro penso que é anterior a 1910, pois, pois pertenceu a uma tia minha que frequentou o colégio do bom pastor no Porto e foi obrigada a sair quando se deu a implantação da republica. reparar no nome escrito como antigamente: "Magdalena"
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Este pertenceu à minha avó, deve ser da década de 20, como o tecido era caro está feito em pano gase
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Este é o mais antigo de todos, é um lenço de namorados da beira alta, pertenceu ao meu bisavô e foi-lhe dado por uma namorada, que não era a minha bisavó, como eles casaram por volta de 1897, o lenço deve ser do inicio da década de 90 do séc. XIX.
já está com bastantes buracosPhoto Sharing and Video Hosting at Photobucket
Tem escrito o seguinte texto, cheio de erros ortográficos, como era tradição nestes trabalhos, pois eram feitos por mulheres com poucos estudos:

Amore firme
sot ieu
felise cadeia
cuenus prendeu

um pormenor
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Já agora aproveito para pedir a quem me visita se me podia arranjar um esquema de um lenço de namorados, não quero em ponto de cruz, quero noutros pontos. Já estou a bordar um, ams gostava de ter mais esquemas para fazer mais
Obrigado

7 comentários:

fiosdepalha disse...

Que preciosidades! Lindas!
Um beijo e boa Páscoa.
Salomé

Carolita disse...

Muy lindos trabajos! felicitaciones

Katya Franco disse...

Olá, muito obrigada pela visita em meu blog, volte sempre!
Você quer o gráfico da Santa Ceia?
É ponto cruz sim!
POsso te mandar por email: emaildakatya@gmail.com ou msn: katyafranco@hotmail.com

Vou linkar você no meu blog td bem?

bjo

Adryteje disse...

Hola! Dejaste un comentario en mi blog, y te contesto aqui por que no tengo tu direccion de mail.
Los intercambios de cuadraditos a crochet, funcionan asi:
Se arma un grupo de 10 tejedoras, y luego cada mes se hace un sorteo.
La que sale elegida recibe de las otras 9 tejedoras, 3 cuadraditos de 0,20 x 0,20 cm y arma su manta.
Al mes siguiente le toca a otra y asi luego de 10 meses todas tendran su manta con los cuadraditos que le tejieron las demas colegas del grupo.
Hay 4 grupos (swaps) funcionando y ya estan completos, pero te puedo contactar con alguna otra que esta formando grupos y quiza puedas participar.
Espero que entiendas el funcionamiento sino me preguntas si? mi mail es adriadru@gmail.com.
Saludos.

Adryteje disse...

Otra vez yo... esta vez es para decirte que me parecen bellisimas tus antiguedades!, realmente un tesoro.
Que son los lenÇos do enamorados?
Saludos.

Margarida disse...

Adoro estes lenços dos namorados , são uma grande homenagem ao amor...
bjs da guida

Unknown disse...

Glória,
li no seu blog que gostaria de mais modelos de lenços dos namorados(vila verde) e talvez também de lenços do amor(viana do castelo).

Dê uma espreitadela no blog:
http://lurdesfreixo.blogspot.com/

Isabel Pires