domingo, 22 de abril de 2007

Como fazer sabão

SABÃO
Hoje lembrei-me de postar uma receita de sabão. Esta é a receita base que usam na minha aldeia. Há pessoas que é o único tipo de sabão que utlizam durante todo o ano.
8 litros de gordura ( de preferência borras e restos de azeite, tmbém se pode utilizar óleo de fritar, é uma boa maneira de se reciclar)
8 litros de água
1kg de Soda caustica
300g de potassa tambem se pode utilizar cinza das lareiras, mas o sabão fica mais escuro.
Se quisermos um maior poder de limpeza pode-se juntar um pacote de detergente para lavar roupa à mão, mas não é imprescindivel.
Juntam-se todos os ingredientes num recipiente, nós lá em casa antigamente utilizavamos um caldeirão de cobre, do tipo do das bruxas. Mexe-se muito bem até ficar espesso, se demorar muito tempo pode-se aquecer é mais rápido.
Quando estiver espesso deita-se num caixote de madeira forrado com papel (normalmente jornal) e deixa-se escorrer duante uns dias até estar completamente sólido. depois corta-se em pedaços e guarda-se, não se deve gastar logo é necessário esperar que endureça
Esta receita dá cera de 50 ou mais iguais a estes
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Pode-se colorir juntando corantes ou perfumar juntando essências, mas é dificil perfumar, pois tem um cheiro a sabão bastante intenso

É uma boa maneira de reciclar todos os restos de azeite e óleo que se faz nas casas, pois poluem os cursos de água quando os deitamos para o esgoto

5 comentários:

Lúcia Ribau disse...

Obrigada pela receita!
tentarei fazer.
descobri seu blog através do blog da Ealine que participa do meu grupo de croché.
Um bj

Lú Ribau
Cascais - LX
Http://amigasdocrochegoogle.blogspot.com

Eva Maria disse...

Muy bueno el jabon de potasa.
Yo lo uso para la ropa de las niñas, despues de hecho.
Rallo el jabon y lo disuelvo en una botella con agua y listo.

Clariarte disse...

Gostei muito dos seus trabalhos e achei esta receita muito interessante acho que vou tentar
Beijocas
Clarisse

Anónimo disse...

Uma bela idéia postar essa receita,além de evitar poluição,fica um sabão ótimo,para lavar roupas brancas e ariar aluminios.

Anónimo disse...

Olá!

Tambêm eu andei a tentar perceber com é que a minha madrinha fazia o sabão na aldeia em Pinhel, mas a única coisa que diz é que dá trabalho e é preciso separar a glicerina do resto. nesta fórmula tambêm temos de separar a glicerina?

Abraço